quarta-feira, 18 de maio de 2011

Certo ou Errado?

Semana passada foi distribuído para quase meio milhão de alunos um livro de português que defende um novo conceito sobre o uso da língua portuguesa. Segundo o que foi dito em alguns tele jornais. De a cordo com o que está no livro da professora Heloísa Ramos que se chama '' por uma vida melhor'' não há mais certo ou errado, e sim adequado ou inadequado. Veja um dos trechos do livro: “Posso falar ‘os livro?’ Claro que pode, mas dependendo da situação, a pessoa pode ser vítima de preconceito linguístico”. Em outro, cita como válidas as frases: “nós pega o peixe” e “os menino pega o peixe”.

A polêmica foi gerada e a pergunta que fica: Existe certo ou errado na língua portuguesa?

Um mundo onde tudo está tão evoluido é correto que se ensine que não há certo nem errado na lingua? Talvez seja egoísmo não dar o devido estímulo para que as pessoas possam enriquecer seu conhecimento para que não venham a sofrer certos preconceitos, o que deve ser ensinado é a tolerância, o respeito as diversas regionalidades linguísticas, mas promover o relaxamento quanto a se integrar e adquirir uma forma mais culta de se expressar, acho que não. É claro que não se deve obrigar ninguém a mudar seu modo de se expressar, mas é interessante apresentar a maneira mais correta, mais usual, sem agredir tradições, culturas, grupos sociais, mas apresentando essa forma de falar e de escrever a qual será extremamente importante para que o indivíduo não fique para trás em provas e avaliações e para que não venha a sofrer exclusão social. Acho que esse tipo de leitura proposta pela professora ensina o aluno a regredir dentro de um mundo que está ''progredindo'', a pesar dos pesares.

O Ministério da Educação esclareceu que a norma culta da língua portuguesa será sempre a exigida nas provas e avaliações.








Nenhum comentário:

Postar um comentário