domingo, 24 de junho de 2012

Um simples detalhe!


Um simples detalhe pode mudar tudo, um simples detalhe pode fazer você se apaixonar por alguém, um simples detalhe pode fazer você perceber que algo mudou, um simples detalhe pode mudar uma vida. Com simples detalhes construímos grandes feitos, chegamos além da simplicidade, até que o simples torna-se complicado, na verdade não se torna complicado, nós complicamos, por ouvir menos e falar mais, por um motivo qualquer, por deixar que a simplicidade se perca e que os nossos medos em comum acordo com as nossas atitudes ofusquem nossos sentimentos.

Por um simples detalhe perdemos coisas preciosas, por um simples detalhe perdemos a confiança em alguém, por um simples detalhe nós descobrimos que o sempre de hoje pode acabar amanhã e as vezes o que deveria acabar amanhã dura para sempre, por um simples detalhe... por um simples detalhe podemos perder a nossa felicidade, por um simples detalhe podemos encontrá-la...

@Duduol ''Kadu Oliveira''

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Ele é O CARA da literatura nordestina


Na última quarta-feira, 13 de junho, o dramaturgo, romancista e poeta Ariano Suassuna, esteve na Serra da Barriga em União dos Palmares para a gravação de um programa, projeto promovido pelo SESC, um presentão para a cidade, porém acho que presente maior foi para os artistas e admiradores de suas obras da cidade de Penedo, por lá o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna ministrou no Teatro Sete de Setembro uma aula-espetáculo, na terça dia 19, onde discorreu pela diferença que ele faz sobre a “Música do Povo” e a Música Popular Brasileira que na sua concepção podem e devem ser diferenciadas. Sua aula-espetáculo teve início com um agradecimento ao Sesc por ter possibilitado sua ida a Penedo, falou do seu carinho pela cidade que já o recebeu em outras oportunidade e fez um apelo para que todos os presentes moradores dossem ficais do patrimônio daquela bela cidade. ''Não deixem destruírem Penedo”, suplicou.

No último dia 16 de junho, o escritor completou 85 anos e foi escolhido pelo Senado como "candidato oficial" do Brasil ao prêmio Nobel de Literatura. A indicação, feita pela Comissão de Relações Exteriores da instituição, foi aprovada nesta segunda-feira (dia 28). Nascido na Paraíba em 1927, Suassuna mudou-se para Pernambuco na década de 1940. Tem mais de vinte e cinco publicações. Em 1947, escreveu sua primeira peça, "Uma Mulher Vestida de Sol". Na década de 1950, produziu obras como "O Auto da Compadecida" (1955) e "O Santo e a Porca" (1957), incontornáveis para quem quer entender a literatura brasileira do século 20. Ariano Suassuna ocupa a cadeira número 32 da Academia Brasileira de Letras, e atualmente é secretário de assessoria ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
Na década de 1970, lançou o Movimento Armorial, com o objetivo de criar arte erudita a partir de elementos da cultura popular, como literatura de cordel e música de viola. Seu livro "O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta", de 1971, é baseado nesses preceitos.
O Nobel é o mais importante prêmio de literatura do planeta. Instituído em 1901, é concedido anualmente a um autor pelo conjunto de sua obra. Os vencedores são escolhidos pela Academia Sueca. O valor do prêmio é de cerca de 10 milhões de coroas suecas, o equivalente a R$ 2,75 milhões. Até hoje, José Saramago foi o único escritor em língua portuguesa a ganhar o Nobel. Entre os brasileiros, o baiano Jorge Amado e o pernambucano João Cabral de Melo Neto já foram citados como possíveis concorrentes. Mas eles morreram em 2001 e 1999, respectivamente, sem serem premiados.

@Duduol ''Kadu Oliveira''


Fontes:
http://literasampa.blogspot.com.br/
http://aquiacontece.com.br/

terça-feira, 12 de junho de 2012

Feliz dia dos namorados...


Chega o dia dos namorados e as opiniões se dividem, tem quem ache ótimo não estar comprometido pra não ter que desembolsar uma graninha pra comprar um presente (pão duro), tem quem ache ótimo estar comprometido só pra dizer que arrumou um sapato furado. Não entendeu? Lembra do ditado? ''Há sempre um sapato velho pra um pé descalço'', enfim esse aí denomino de recém desencalhado(a), tem também os que acham péssimo, terrível, desesperador passar o dia dos namorados só (eternos encalhados).

O dia dos namorados é uma data simbólica, assim como o dia das mães, a páscoa e etc., o que está por trás de tudo isso já sabemos que é o capitalismo, mas não quero quebrar o romantismo com essas verdades que não mudarão a realidade, o capitalismo realmente se fortalece com toda essa forma de obrigar as pessoas a comprarem presentes, você pode presentear uma pessoa todos os dias, mas se nessas datas comemorativas não tiver o bendito presente, a casa cai. Pois é isso o que o sistema faz, eu poderia e talvez devesse estar aqui declamando poesias em homenagem a essa data tão bonitinha, mas eu estou fazendo críticas ao capitalismo, e advinhem, isso é culpa do meu curso de geografia, me abrindo a mente para as situações por trás das aparências rsrs...

Pra finalizar, quero desejar um ótimo dia dos namorados pra quem está namorando, pra quem está solteiro, por que com capitalismo ou sem, o amor deve ser comemorado, acho que não deveria ser pressionado dessa forma, mas já que é, que seja bem aproveitado e que as surpresas e mensagens de amor, assim como os gestos, não esperem pelo 12 de junho, mas que seja constante, por que você não escolhe o dia em que deseja amar alguém, então não deve escolher apenas um dia pra comemorá-lo, comemore todos os dias.

@Duduol ''Kadu Oliveira''


quarta-feira, 6 de junho de 2012

O Anjo de Alagoas



Como diz o criador e narrador da série As Brasielrias, Daniel Filho, a heroína da vez viverá uma Algoana, mais precisamente ela será: ''O Anjo de Alagoas''.

Segundo o site da Gazeta Web: http://gazetaweb.globo.com/  , o episódio conta a história de Ana, uma mulher de garra e misteriosa vivida pela atriz Cléo Pires. Além dela, também terá participações como a de Bruno Gagliasso e Carla Daniel. As gravações foram feitas em Piranhas, em locais como o Centro Histórico, o Rio São Francisco, a Trilha da Linha Férrea e Distrito do Piau, tendo ainda a participação da banda de música 'Mestre Elísio', daquele município.


A personagem é uma implacável matadora que acaba cruzando o caminho de Zé Sereno, interpretado por Bruno Gagliasso. A atiz fez aulas para manusear armas de fogo. O episódio vai ao ar nesta quinta-feira 07/06 logo após a Grande família.

@Duduol ''Cadu Oliveira''

sábado, 26 de maio de 2012

As vezes encontramos numa música a descrição da nossa vida e isso nos faz sentir que não somos os únicos que enfrentam problemas, ou ainda que nossos problemas não são uma exclusividade, muita gente sofre com situações semelhantes... Reflita na tradução da música ''Little Wonders'' de Rob Thomas.

''Cadu Oliveira'' @Duduol

Pequenos Milagres


Esqueça tudo isso,
Tire esse peso dos seus ombros
Não percebe que
A parte mais difícil já passou?
Deixe dentro de você,
Deixe sua claridade te definir
No final
O que passamos serão apenas lembranças

Nossas vidas são feitas
Desses pequenos momentos
Desses pequenos milagres,
Dessas mudanças e voltas do destino
O tempo passa,
Mas esses pequenos momentos,
Esses pequenos momentos permanecem

Deixe para lá,
Deixe seus problemas ficarem para trás
Deixe brilhar
Até sentir tudo a sua volta
E não me importo
Se é comigo com quem você precisa desabafar
Nós vamos superar tudo,
No fim o que realmente importa é o coração

Nossas vidas são feitas
Desses pequenos momentos
Desses pequenos milagres,
Dessas mudanças e voltas do destino
O tempo passa,
Mas esses pequenos momentos,
Esses pequenos momentos permanecem

Toda a minha aflição
Desaparecerá de algum modo
Mas não posso me esquecer
Como me senti agora

Esses pequenos momentos
Esses pequenos milagres
Essas mudanças e voltas do destino
Essas mudanças e voltas do destino
O tempo passa mas esses pequenos momentos
Esses pequenos momentos permanecem
Permanecem
Esses pequenos milagres
Essas mudanças e voltas do destino
O tempo passa
Mas esses pequenos momentos
Esses pequens momentos permanecem

sábado, 21 de abril de 2012

As vezes pessoas erradas nos levam à pessoas certas...


Nossa vida é um quebra-cabeça que aos poucos vai se encaixando enquanto sofremos com as peças ainda soltas e que parecem estar perdidas. Seria fácil termos tudo na hora em que desejamos, seria fácil se fosse fácil, mas seria sem graça, não teria história pra contar, não nos daria o orgulho de ter conseguido através de uma batalha árdua; É verdade que as vezes lutamos, lutamos e ainda assim perdemos, mas não considere essa luta uma derrota ou uma perda de tempo, pois as derrotas são preparações para uma luta ainda maior a qual estaremos bem treinados para enfrentá-la com uma nova visão. As coisas acontecem no seu tempo certo.

Costumamos nos deparar no meio do caminho com pessoas erradas, e muitas vezes são elas que nos levam às pessoas certas, pois a vida está toda interligada, nada acontece por a caso; Como dizia Renato Russo: ''Quando tudo nos parece dar errado, acontecem coisas boas que não teriam acontecido se tudo tivesse dado certo''.
''Cadu Oliveira''

terça-feira, 20 de março de 2012

Lágrimas


Dia após dia sinto que meu corpo desfalece, por que minha alma encontra-se fraca, meus pensamentos se perdem em meio a um turbilhão de ideias confusas, me olho no espelho e não sei quem sou, procuro respostas e só encontro as mentiras que eu mesmo me conto, as fantasias que me mantinham vivo, e me sinto como uma criança que espera por um presente especial e de repente descobre que papai noel não existe. Caminho pra lugar algum, e deixo um rastro de lágrimas por onde eu passo, as lágrimas que um dia irão secar e talvez nunca mais serão derramadas...

''Cadu Oliveira'' @Duduol


sexta-feira, 16 de março de 2012

Não quero ter que pedir...

Somos apenas pequenos seres nesse imenso planeta, seres movidos por palavras e sentimentos, as vezes dizendo que está tudo bem e por dentro está com uma enorme dor e um grito que ecoa pedindo um abraço, clamando em silêncio por socorro, as vezes queremos não ter que pedir, não ter que demosntrar que necessitamos de carinho, de um abraço, de ouvir: eu te amo. Simplesmente queremos ser surpreendidos, acolhidos, protegidos, queremos cuidados, pois por mais que o tempo passe e tenhamos que crescer e ter responsabilidades, não passamos de eternas crianças, sentindo medo, querendo carinho, atenção, querendo alguém que cuide, que se preocupe, alguém que esteja sempre com as mãos ao nosso serviço, seja pra nos fazer cafuné, para tocar nossas costas durante um longo abraço, seja para secar nossas lágrimas, para nos ajudar a levantar, para dar um empurrãozinho de vez enquando, e com certeza para nos dar uns cascudos quando necessário. Alguém que estará presente quando já não houver mais ninguém.

''Cadu Oliveira'' @Duduol


segunda-feira, 12 de março de 2012

Palavra de Momento

Quantas vezes acreditei nas palavras que faziam com que eu me sentisse especial , por que eu era inocente e acreditava que fosse realmente possível, que fosse eterno aquele sentimento traduzido em lindas frases poéticas. Na verdade nem ao menos foi duradouro.  A partir de então passei a ver as pessoas como meros sonhadores que fazem promessas que se perderão no tempo, mas não por culpa do tempo, mas por causa da sua falta de capacidade em cumprir com o que foi dito, diante disso me tranquei no meu mundo para evitar os enganos, evitar ouvir qualquer coisa que servisse apenas como gentileza, como palavra de momento.  Só o que me resta é me esconder por medo de chorar, pois talvez evitar seja a melhor forma de não ter que sentir essa senssação de ter e perder, de começar com um lindo sonho e terminar num pesadelo...

''Cadu Oliveira'' @Duduol


domingo, 11 de março de 2012


Há uma estrela no céu que me lembra o brilho dos seus olhos, que me encanta como seu sorriso, que me faz querer esquecer o mundo para permanecer olhando enquanto for possível.

''Cadu Oliveira'' @Duduol


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Por trás do meu sorriso se esconde uma lágrima...



Por trás do meu sorriso se esconde uma lágrima, me perdi num labirinto, meus sonhos se dissiparam e não tenho planos para o futuro, aliás não vejo nenhum futuro, apenas uma mistura de ideias que confundem e reviram meus pensamentos, só me resta evitar o sono para não ter que deitar a cabeça no travesseiro e encarar os problemas, as dúvidas, o medo do qual sou uma vítima conformada, sei que o tempo é curto, e cada minuto que passa me resta menos tempo para ser feliz...


''Cadu Oliveira'' @Duduol

 

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012


"[...] Me ama menos
Mas me ama um pouco mais [...]"
             (Les Chansons D’Amour)

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Um dia pode ser tarde demais...


Não sabia o sabor dessa felicidade até te encontrar, tudo era apenas possibilidade, até que você a tornou realidade, me pegou pela mão e me levou as nuvens, com você enfrentei meu medo e subi o mais alto possível, em seus braços me sentia protegido, seu sorriso me acalmava, eu me sentia alegre feito uma criança num parque de diversões, ao mesmo tempo me sentia um super-herói querendo te livrar de todos os seus medos, te abraçar na hora do pesadelo e afastar de ti todos os fantasmas do passado.
Tudo parecia tão lindo que acabei esquecendo que era só um sonho, sonho do qual você me fez despertar quando me jogou um balde de água fria, me trazendo a realidade, me fazendo cair das nuvens onde fiz questão de subir pra chegar perto do meu anjo, agora só o que quero é me trancar numa redoma de vidro pra fugir de tudo que me faz lembrar do sonho que tive em que você me pertencia e eu pertencia a você e isso era suficiente para que fossemos felizes.
Não sou bom o suficiente para ocupar um lugar no seu coração, nada do que fizer te fará reagir, pois foi uma escolha sua continuar vivendo algo que já passou ao invés de preencher as próximas páginas de sua vida com o que está sendo te oferecido agora, só toma cuidado para que um dia isso não te faça falta, pois o amor é como uma flor, se você não cuida, um dia a flor murcha, as pétalas caem e ela morre. Um dia pode ser tarde demais...

''Cadu Oliveira'' @Duduol


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012


Um olhar que me diz tudo o que eu preciso saber, um sorriso que me faz sorrir, a voz que ouço antes de dormir é a mesma que ecoa nos meus pensamentos, é a voz que me chama nos meus sonhos, e eu busco sua face, mas você não está aqui...

E eu vivo todos os dias essa ilusão que eu mesmo criei, esperando que a fumaça desse sonho desapareça e você se revele real, que se materialize para que eu possa tocar sua pele, sentir o seu cheiro e te acolher naquele abraço que me faz tão bem...

Não quero ser a sombra de uma experiência  ruim, quero que me vejas como o começo de algo que você nunca viveu, quero ser a sua chance de felicidade, quero que meu sorriso seja a solução da sua tristeza, quero ter você e ser pra você...

Dia após dia eu tento transformar minha tristeza em esperança, minha realidade é cruel, e o seu medo me afasta cada vez mais de você, e eu sigo como os bobos que sorriem, enquanto meu coração chora por você, pelo que você me nega... Pela falta desse amor...

Queria ter controle dos meus pensamentos para te tirar da minha mente, queria fechar os olhos e não ter sua imagem gravada, queria não precisar chorar por te ter em cada sentido do meu corpo, para que fosse fácil compreender que isso só é real pra mim...

''Cadu Oliveira'' @Duduol

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Não tenha medo!



Ei! Me dê sua mão, deixa-me guiar-te por esse novo caminho que até eu desconheço, mas que meu instinto de salvar-te me levará a descobrir. Não tenha medo, a opção de não correr risco é a mesma de deixar de viver, pois é essa adrenalina que faz pulsar nossos corações, que nos move, que nos impulssiona a agir como loucos.

Não prive-se de viver, estou aqui para te apresentar a felicidade, mas não exigirei que a aceite, quero somente estar contigo e te oferecer meus braços e meu ombro para que possas recostar tua cabeça e repousar quando o cansaço for insuportável, quero te dar meu coração para que dele cuides junto ao teu próprio coração.

Zelarei por teu sono enquanto dormires, acariciarei teus cabelos para amaciar teu sonho, beijarei teu rosto para que sintas minha presença e ao acordares duvides se foi sonho ou realidade, te abraçarei para te proteger de todo mal, e por fim te direi que nada disso foi um sonho e que o seu medo foi em vão, pois não há nada mais no fim desse caminho ao qual você temia percorrer, se não o meu amor por você.


''Cadu Oliveira'' @Duduol



sábado, 4 de fevereiro de 2012


A vida é tão misteriosa, que quase nunca conseguimos entender seus porquês, coisas que aos nossos olhos possuem uma explicação, aos planos de Deus têm outra. Quase sempre Ele precisa mexer um pouquinho na nossa rotina para nos incubir de certas missões que por vezes só nos damos conta ao concluí-la. O que levamos dessas experiências é muito mais do que podemos perceber, o que deixamos é apenas uma troca do que recebemos. As coisas acontecem quando têm que acontecer, uma coisa ruim por exemplo, muitas vezes ocorre em função de algo bom, que só enxergaremos quando pararmos de olhar o que perdemos para vermos o que ganhamos. Cabe a nós observar-mos o rumo que a vida tomou, para que possamos escrever o caminho ao qual daremos o próximo passo e assim sermos também co-autores dessa nossa história.

''Cadu Oliveira'' @Duduol



segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Já parou pra pensar que o que procuras pode estar logo a sua frente e que você não vê por que está distraído demais com algo que já se perdeu? Nós seres humanos parecemos gostar desse jogo de sofrimento, onde insistimos em querer algo quando o que realmente nos fará bem está tão próximo de nós.
Será  a causa disso, esse instinto que o homem tem em buscar o poder, o desafio, em querer sempre o que não se pode ter?  Abrimos mão da felicidade muitas e muitas vezes correndo atrás do que é oposto ao que procuramos, mas que por causa de nossa teimosia buscamos incessantemente, até que seja tarde demais para recuperar aquela felicidade que batia a nossa porta todos os dias e todos os dias dissemos não para ela.


''Cadu Oliveira'' @Duduol


terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas

Trecho do livro: O Pequeno Príncipe. - Diálogo entre a Raposa e o Pequeno prínicpe

Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...

Assim o principezinho cativou a raposa. Mas, quando chegou a hora da partida, a raposa disse:
- Ah! Eu vou chorar…a gente corre o risco de chorar um pouco, quando se deixou cativar. E acrescentou:
- Vai rever as rosas. Tu compreenderás que a tua, é a única no mundo. É simples, o segredo: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.
Os homens esqueceram essa verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.


Antoine de Saint-Exupéry (O Pequeno Príncipe)

domingo, 22 de janeiro de 2012

O que vale a pena na vida?

 Por: Michael Wellington Sene
Michael Wellington Sene
            Estive pensando seriamente nas coisas que realmente valem à pena... Como na vida existem inúmeras coisas que valem muito, destacarei algumas...
            Deus. Que nos faz acreditar naquilo em que a razão e a ciência não explicam. Que nos conforta e está presente quando estamos sozinhos.
            O conhecimento. Que não é adquirido facilmente e, por isso, não é possível que o retirem de você facilmente. Em determinadas épocas da vida ele parece inútil, porém, sem eles não somos nada.
            A família. A única que esta do nosso lado desde o nosso primeiro suspiro e ficará conosco até o ultimo. Que não escolhemos, mas que aprendemos a amar incondicionalmente.
            Os amigos. Os amigos que estão próximos e os que estão distantes. Que são a família que escolhemos... Que passamos os melhores momentos de nossas vidas. Que não possuímos laços de sangue, mas que amamos e confiamos plenamente... Que estão conosco nos momentos de alegria e de tristeza, que estão, em muitas vezes, mais presentes que nossa própria família.
            A esperança. Que nos move. Que é capaz de nos fazer lutar mesmo sem armas e forças.
            O sorriso. Que aparece em diversos momentos e por diversos motivos... E que é capaz de transformar uma vida.
           
            Enfim...
           
            Viver vale a pena! Nos momentos bons, por serem bons. Nos momentos ruins por nos darem o aprendizado necessário para enfrentarmos outros momentos ruins, de cabeça erguida.
            Viver... é isso que vale a pena! 

''Michael Wellington Sene''
Graduando em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) 


segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

...

Um dia todos nós éramos felizes, cantávamos as mesmas músicas, sonhávamos o mesmo sonho, falávamos a mesma lingua, viviamos o mesmo futuro, hoje que o futuro é o presente eu canto sozinho a canção da lembrança, não tenho mais tantos sonhos, prefiro não falar muito, gosto mais de ouvir, mesmo que certas palavras só tenham efeito instâtaneo. Quanto aos planos feitos no passado, se perderam no tempo junto com as pessoas que me fizeram crer neles.



''Cadu Oliveira'' @Duduol


sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

!!!


Os Olhos transmitem o que o coração silencia, mas é da boca que sempre sairá a confirmação. Por mais que vejamos certas verdades que nos magoam nos olhos de alguém, ela nunca irá doer tanto quanto ao ser transmitida em palavras, por isso as vezes é melhor calar que falar algo que te trará uma resposta óbvia, melhor sobreviver da esperança, que dá triste resposta prevista.

''Cadu Oliveira'' @ Duduol  

domingo, 1 de janeiro de 2012

Não cometa os mesmo erros!


Não cometa os mesmos erros do ano passado, se ligue no que deu errado em 2011 pra fazer diferente em 2012, fique atento a tudo, não caia no mesmo buraco duas vezes, da primeira vez você cai por não conhecer, da segunda você já está consciente por tanto faça diferente, siga por outro caminho até que se descubra a estrada certa a se percorrer...

''Cadu Oliveira'' @Duduol