quarta-feira, 20 de junho de 2012

Ele é O CARA da literatura nordestina


Na última quarta-feira, 13 de junho, o dramaturgo, romancista e poeta Ariano Suassuna, esteve na Serra da Barriga em União dos Palmares para a gravação de um programa, projeto promovido pelo SESC, um presentão para a cidade, porém acho que presente maior foi para os artistas e admiradores de suas obras da cidade de Penedo, por lá o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna ministrou no Teatro Sete de Setembro uma aula-espetáculo, na terça dia 19, onde discorreu pela diferença que ele faz sobre a “Música do Povo” e a Música Popular Brasileira que na sua concepção podem e devem ser diferenciadas. Sua aula-espetáculo teve início com um agradecimento ao Sesc por ter possibilitado sua ida a Penedo, falou do seu carinho pela cidade que já o recebeu em outras oportunidade e fez um apelo para que todos os presentes moradores dossem ficais do patrimônio daquela bela cidade. ''Não deixem destruírem Penedo”, suplicou.

No último dia 16 de junho, o escritor completou 85 anos e foi escolhido pelo Senado como "candidato oficial" do Brasil ao prêmio Nobel de Literatura. A indicação, feita pela Comissão de Relações Exteriores da instituição, foi aprovada nesta segunda-feira (dia 28). Nascido na Paraíba em 1927, Suassuna mudou-se para Pernambuco na década de 1940. Tem mais de vinte e cinco publicações. Em 1947, escreveu sua primeira peça, "Uma Mulher Vestida de Sol". Na década de 1950, produziu obras como "O Auto da Compadecida" (1955) e "O Santo e a Porca" (1957), incontornáveis para quem quer entender a literatura brasileira do século 20. Ariano Suassuna ocupa a cadeira número 32 da Academia Brasileira de Letras, e atualmente é secretário de assessoria ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
Na década de 1970, lançou o Movimento Armorial, com o objetivo de criar arte erudita a partir de elementos da cultura popular, como literatura de cordel e música de viola. Seu livro "O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta", de 1971, é baseado nesses preceitos.
O Nobel é o mais importante prêmio de literatura do planeta. Instituído em 1901, é concedido anualmente a um autor pelo conjunto de sua obra. Os vencedores são escolhidos pela Academia Sueca. O valor do prêmio é de cerca de 10 milhões de coroas suecas, o equivalente a R$ 2,75 milhões. Até hoje, José Saramago foi o único escritor em língua portuguesa a ganhar o Nobel. Entre os brasileiros, o baiano Jorge Amado e o pernambucano João Cabral de Melo Neto já foram citados como possíveis concorrentes. Mas eles morreram em 2001 e 1999, respectivamente, sem serem premiados.

@Duduol ''Kadu Oliveira''


Fontes:
http://literasampa.blogspot.com.br/
http://aquiacontece.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário