sábado, 18 de junho de 2011

Há um ano: Desespero vivido por uns e dividido por todos #UmAnoEnchentesAL


Foto tirada em 24 de Junho de 2010

Em 18 de Junho de 2010 Alagoas, assim como Pernambuco começava a viver um momento que ficaria marcado, mas a marca deixada era muito mais profunda que uma simples lembrança.

Os moradores que tinham suas casas as margens do Rio Mundaú, sempre viveram nessa expectativa de que em algum momento o rio iria encher, pois era algo bem comum, chuva forte e casas alagadas, então comaçava os preparativos para retirada dos pertences. Porém dessa vez a coisa tomou uma proporção ainda maior, mas muita gente não se preocupou muito, pois esperava que fosse preciso retirar apenas algumas coisas, ou mesmo pôr em um lugar alto, porém os sinais de que aquilo só almentaria foi imediato e alguns nem ao menos coseguiram salvar suas vidas que dirá o resultado do trabalho suado de cada dia, como móveis, documentos e suas casas.

As lágrimas eram partilhadas, o desespero vivido por uns era dividido por todos, lembro-me que as ruas de União dos Palmares parecia um formigueiro, pessoas correndo de um lado para o outro, uns tentando salvar seus pertences, alguns apenas querendo noticia de parentes e amigos desaparecidos enquanto isso as águas mostravam todo seu poder engolindo casas, arrastando tudo pela frente. Meus olhos enchem de lágrimas pois recordar aquele momento é muito fácil pois é uma imagem que não se consegue apagar tão facilmente da memória.

O Caos continua e se estende cada vez mais, falta de água, falta de energia, faltou muita coisa pra muita gente, mas uma coisa não faltou nesse momento a solidariedade, a mobilização por parte de adultos e de crianças, todos com o objetivo de repartir o que tinham com os que não tinham mais quase nada, não só o Brasil se comoveu e ajudou, outros países sentiram a nossa angústia, o nosso medo, e ajudas vinham de todas as partes. Era como uma flor brotando no centro de um vulcão.

Nessa novela da vida real, vieram questões que se estenderam e rendem até hoje, como a luta dos desabrigados por suas casas, em alguns lugares atingidos, as acusações de desvio das doações, enfim as ambições se sobressaindo em meio a dor.

Mas entre todas essas coisas o que fica mais forte é a SOLIDARIEDADE.

                                                                          By: Carlos Eduardo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário