sábado, 1 de outubro de 2011

Nordeste e o Turismo

Essa postagem se divide em três subtemas, pra começar vamos explorar sobre:

                           A Fonte do Turismo Nordestino


Acho que é fácil identificar o que mais atrai quem vem conhecer o nordeste, basta alguns minutos de conversa com alguém que não mora na região pra que ela possa dizer o que mais chama a atenção, são exatamente as belíssimas praias, sendo o litoral nordestino o principal íma de turistas. Mas como o nordeste não tem somente praias podemos dar exemplos de muitas outras fontes de atrativos turísticos, como a cultura local que destaca o nordeste como a região que tem o maior número de Patrimônios Culturais da Humanidade, título concedido pela UNESCO.      

Desses patrimônios Culturais da Humanidade podem ser destacados alguns como a cidade de Olinda (PE), São Luís (MA) e o centro histório do Pelourinho, em Salvador (BA). Existe também o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, um dos mais importantes sítios arqueológicos do país. O carnaval que é o evento que mais atrai turistas, especialmente para Salvador, Olinda e Recife. Cada uma dessas cidades chega a receber 1 milhão de turistas nessa época. Outro grande destaque a nível nacional e mundial é Fernando de Noronha, com suas maravilhosas paisagens naturais e mar cristalino, local que abriga os golfinhos saltadores, conhecidos em todo o mundo. 

As festividades que são marcas nordestinas como as festas juninas contagiam todo o país, sem falar no artesanato, nas figuras marcantes de Lampião e Maria Bonita, o Bumba-meu-boi, os poetas que tornaram-se conhecidos mundialmente como Jorge de Lima por exemplo, o facínio pela luta de Zumbi dos Palmares o herói guerreiro e que por sua história atrai a atenção de estudiosos e aventureiros, principalmente no 20 de novembro onde se comemora o Dia da Consciência Negra, período em que a Serra da Barriga localizada na cidade de União dos Palmares torna-se um dos destinos turísticos de pessoas de todo Brasil e do mundo. Assim como as datas comemorativas outras festas exclusivas ocorrem para atrair público e desenvolvimento da cultura do nordeste como por exemplo as micaretas como o Carnatal, Festival de verão de Salvador, Maceió Fest, Festival de Inverno de Garanhuns, entre outros.                                                                               

As comidas típicas são as mais diversificadas do país tendo pratos vindos da África como abarás e acarajés, na Bahia. Vatapá, moquecas de peixe, de ostras, de camarões, iguanas douradas pelo azeite de dendê. Há, também, pratos à base de peixes dos mais vários tipos, há pratos exóticos, elaborados com carnes de porco, de cabrito, de carneiro, feijoada à alagoana, o cozido à baiana, o mocotó e o bobó de inhame. E como sobremesa temos cocadas, sorvetes e refrescos feitos com frutas típicas, como taperebá, manga, araçá, cajú e pitanga, graviola e mangaba.

Carlos Eduardo Oliveira @Duduol

Nenhum comentário:

Postar um comentário